Nos últimos 12 meses, o Hospital Márcio Cunha tem se consolidado como referência regional no tratamento de doenças da aorta, por meio do Projeto Aorta, liderado pela equipe de Cirurgia Vascular. Com mais de 50 procedimentos realizados nesse período, o serviço tem demonstrado excelência no cuidado com pacientes que apresentam condições graves e complexas, como aneurismas e dissecções da aorta.
Esse trabalho vem sendo desenvolvido em integração plena com a equipe de Cirurgia Cardíaca, o que possibilita uma abordagem multidisciplinar e personalizada, ampliando a segurança e a efetividade dos tratamentos.
O serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha já se destaca como um dos maiores e mais completos do leste de Minas Gerais, contando com uma estrutura moderna, tecnologias de ponta e uma equipe médica altamente qualificada. Atualmente, 80% dos atendimentos da equipe são destinados a casos de alta complexidade, com foco em patologias vasculares avançadas, que exigem domínio técnico e atualização constante.
Outro marco importante em 2025 foi o início da residência médica em Cirurgia Vascular no HMC, que contribui para o fortalecimento da formação de novos profissionais e reafirma o papel do hospital como centro de ensino, pesquisa e inovação na área da saúde.
Todos os avanços só são possíveis graças ao forte envolvimento da equipe de Cirurgia Vascular e da Diretoria do Hospital, que apoia ativamente os projetos e reflete o compromisso da Instituição com a qualidade assistencial, a inovação tecnológica e a valorização da vida, contribuindo significativamente para a saúde da população do Vale do Aço e de toda a região.