Semana da Enfermagem na FSFX celebra os profissionais que oferecem mais do que cuidados: entregam presença, empatia e humanização

Ao longo desta semana, os corredores das unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) ganham um brilho ainda mais especial. Com homenagens, ações internas e momentos de reflexão, a Instituição celebra a Semana da Enfermagem em alusão ao Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio, e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em 20 de maio. Mais do que uma simples comemoração, o momento é marcado pelo reconhecimento àqueles que estão na linha de frente do cuidado: os profissionais de enfermagem.

Para a FSFX, que atua com excelência em saúde, educação e segurança do trabalho, celebrar a enfermagem é reconhecer o coração pulsante da assistência hospitalar. “É muito difícil você falar de saúde sem falar de enfermagem. Para nós da Fundação, que temos a missão de entregar saúde com qualidade e excelência, a enfermagem é um dos pilares mais importantes que temos e, além de representar o maior quantitativo de pessoal, é um dos elos principais da cadeia de saúde”, destaca o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim.

Presente nas unidades da Fundação — Hospital Márcio Cunha (HMC), Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Usisaúde, Colégio São Francisco Xavier, VITA e demais braços institucionais — a equipe de enfermagem representa não apenas técnica e conhecimento, mas também acolhimento, empatia e um olhar atento às necessidades de cada paciente.

A cultura da FSFX é baseada na humanização e na busca incessante por um atendimento de qualidade. “Quando você consegue alinhar a boa técnica da enfermagem com qualidade e humanização, você tem um atendimento de excelência. É o que a gente preza e é o que pedimos que as pessoas tenham no seu dia a dia, porque quem está doente precisa mais do que cuidado técnico, precisa de empatia, de carinho”, reforça Ventorim.

Durante toda a semana, os colaboradores da enfermagem participam de uma programação especial, pensada para valorizar, acolher e lembrar a todos da importância que cada enfermeiro, técnico e auxiliar têm no dia a dia da Instituição. Cada palestra, as dinâmicas, os momentos de descontração, de fé e as homenagens visam emocionar e fortalecer os laços de pertencimento entre os profissionais.

Mais do que datas comemorativas, a Semana da Enfermagem na FSFX é um convite à gratidão. “Deixo uma mensagem de muita gratidão pelo trabalho de cada uma das nossas equipes de enfermagem. Esta é uma data especial, é o momento de refletir no quão importante a enfermagem é, e o quanto ela contribui para nossa entrega: um paciente cada vez mais bem atendido e mais satisfeito com a Fundação”, conclui o presidente.

Vozes que Inspiram

Na rotina intensa dos hospitais e das unidades de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), algumas histórias se destacam não apenas pela técnica e profissionalismo, mas pela sensibilidade de quem transforma o cuidado em missão.

É o caso de Rosilainy Bueno, técnica de enfermagem do HMC, com quase 22 anos de dedicação à Instituição, sendo 21 deles voltados à Pediatria. Com um brilho no olhar e palavras que transbordam afeto, ela conta o amor pela profissão. “Não fui eu quem escolhi a enfermagem, foi a enfermagem que me escolheu. Eu sempre fui carinhosa com as crianças, com todo mundo. Quando entrei para a área de enfermagem, percebi que era aquilo que eu queria. Eu me doo para os meus pacientes e para os pais. Chego, dou carinho, amor, atenção e respeito. Cuido não só das crianças, mas dos pais também. Gosto de cuidar, amar e respeitar o que faço”, relata emocionada.

Outra profissional que carrega essa missão com orgulho é a enfermeira Helayne Fantoni, que trabalha na Educação Permanente do HMC. Sua atuação vai além do cuidado direto com os pacientes, ela forma, capacita e acompanha o desenvolvimento de outros profissionais de saúde da Instituição. Sua dedicação diária ajuda a manter o padrão de excelência e humanização que são marcas da FSFX. “Escolhi a enfermagem por ser uma profissão de aprendizado contínuo, que me permite cuidar melhor da minha família e oferecer apoio com mais eficiência. Tenho orgulho de ser enfermeira e atuar em uma Instituição que valoriza o atendimento humanizado. Para mim, cuidar vai além da técnica: envolve empatia, respeito e um olhar atento às necessidades emocionais dos pacientes. O que me realiza é saber que posso transformar momentos de vulnerabilidade em esperança e confiança, oferecendo um cuidado integral e humano”, enfatiza.

Exemplos como esses mostram que, por trás de cada atendimento, existe uma voz que inspira, acolhe e transforma. São profissionais que, todos os dias, oferecem mais do que cuidados, eles entregam presença, empatia e humanização.

Postagens Relacionadas

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), no mês de maio o Brasil celebra…
Evento solene reuniu autoridades, homenagens e apresentações artísticas em comemoração à trajetória de excelência do HMC, referência nacional em saúde e cuidado humanizado Com…
Ao longo desta semana, os corredores das unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) ganham um brilho ainda mais especial. Com homenagens, ações…
Médico pediatra aborda os cuidados essenciais para enfrentar o aumento dos casos em Minas Gerais Minas Gerais vive um momento crítico de saúde pública…
Nos últimos 12 meses, o Hospital Márcio Cunha tem se consolidado como referência regional no tratamento de doenças da aorta, por meio do Projeto…
A Semana Mundial da Imunização, celebrada de 24 a 30 de abril, tem como objetivo garantir que ainda mais crianças, adolescentes, adultos – e…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo